Ser bom em alguma coisa (especialmente em Bateria), geralmente não é fácil. Isso pode, às vezes, ser frustrante porque sua cabeça quer tocar coisas que seus músculos não conseguem. É aí que entra a paciência e a dedicação. Às vezes, você precisa repetir exaustivamente um exercício até que ele fique correto. Se você quer ficar bom, tem que PRATICAR!
Se você não tem o instrumento em si, a bateria, não há problema porém
sua dedicação e vontade deverão ser dobrados uma vez que você não estará
aplicando o aprendizado no próprio instrumento. Eu usei por muito tempo um pad
emborrachado se você não encontrar esses “Pad’s” nas revendas de instrumentos
encontradas em todo país, você pode pegar uma havaiana velha, retirar as tiras
e pronto, você terá um Pad emborrachado que irá te dar o rebote que você precisa
para treinar certos rudimentos
POSTURA - Você deverá gastar algum tempo para ajustar o
banco e a caixa numa posição confortável para você, de forma que permita que seus
braços e ombros fiquem completamente relaxados e sua coluna reta. Na hora de
comprar seu banquinho, não economize dinheiro. Escolha um modelo que ofereça
maiores opções de regulagem. Não use cadeiras! As cadeiras são geralmente muito
baixas e não permitem uma posição confortável da coluna (evite lesões e
esforços desnecessários!)
REBOTE - Vamos aprender o conceito de rebote (Rebound
Strokes). Veja um exemplo: Se você jogar uma bola de "ping-pong" no chão
ou numa mesa, ela vai completar uma série de "pulos", até que perca a
força e para sustentar o movimento da bola, temos que bater nela novamente. Na
bateria, a "pele" do instrumento se encarrega de fazer o rebote
(retorno da baqueta). Quanto mais forte você golpear a pele, mais alto será o
retorno da baqueta. Bora fazer uma experiência? Mantenha
sua mão direita aberta e com os músculos relaxados. Agora faça um movimento
para os lados como se estivesse dando "tchau". Faça o mesmo
movimento, porém, com a mão fechada. Perceba como o movimento ficou
"duro", tenso. Quanto mais tensão você aplicar, mais lentos serão os
movimentos e consequentemente as batidas (notas). Permaneça relaxado e use os
movimentos dos pulsos e dedos, não dos braços. Estudaremos esses movimentos
mais adiante.
POSIÇÃO
CORRETA DOS DEDOS PARA SEGURAR A BAQUETA
É
importante uma posição correta dos dedos, pulsos, antebraços e braços ao
segurar a baqueta; para conseguirmos controlar o rebote e aplicarmos os movimentos
de upstroke, downstroke e tap, assim como o flam e todos os outros movimentos
usados na execução da bateria.
Upstroke - O upstroke
é responsável pela fluência natural dos braços e pulsos quando tocamos os
acentos. Para tocar o upstroke, comece com a baqueta mais ou menos 2
centímetros acima da pele. Quando você toca uma nota suave, o pulso desce
levemente. Continue o movimento do braço e traga a baqueta na altura do ombro,
este é o upstroke completo.
Downstroke - Levante a
baqueta na altura do ombro, mas mantenha o antebraço próximo ao corpo. Agora
toque na caixa, apertando um pouco a baqueta na hora do impacto. A baqueta deve
parar não mais que 2 centímetros acima da pele. Enquanto você pratica esse
exercício, pense em dois movimentos separados: o downstroke e o movimento de
levantar a baqueta.
1º
passo - segure a baqueta com o
polegar e o indicador. Cada modelo de baqueta possui peso e dimensões
diferentes. Por isso você deve descobrir o "ponto de equilíbrio" da
baqueta, tocando na caixa e procurando obter o maior número de rebotes
possível.
2º
passo - agora feche a mão, fazendo
com que os três dedos restantes encostem na baqueta sem agarrá-la. Apertar
demasiadamente a baqueta apenas provoca tensão, o que trará dificuldades ao
tocar os rulos e notas fantasma.
3º
passo - para a mão esquerda
simplesmente repita os mesmos conceitos da mão direita.
Agora,
coloque a ponta das duas baquetas no centro da pele. Deixe a palma das mãos
para baixo. Assim, as baquetas formarão um ângulo de 90°. Lembre-se de deixar
os pulsos, braços e ombros totalmente relaxados.
Procure
tocar todas as notas no centro da pele, isso fará com que as duas mãos
"tirem" o mesmo som do instrumento. Note que cada ponto da pele
produz um som diferente - quanto mais próximo ao aro, mais fraco é o som.
Verifique
a "pegada" em vários ângulos:
Irei Postar mais informações em Breve aguardem!! Obrigado
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