quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Primeiros Passos - Bastante Disciplina... e Atenção que você Consegue!! Boa Aula!!


Ser bom em alguma coisa (especialmente em Bateria), geralmente não é fácil. Isso pode, às vezes, ser frustrante porque sua cabeça quer tocar coisas que seus músculos não conseguem. É aí que entra a paciência e a dedicação. Às vezes, você precisa repetir exaustivamente um exercício até que ele fique correto. Se você quer ficar bom, tem que PRATICAR!


Se você não tem o instrumento em si, a bateria, não há problema porém sua dedicação e vontade deverão ser dobrados uma vez que você não estará aplicando o aprendizado no próprio instrumento. Eu usei por muito tempo um pad emborrachado se você não encontrar esses “Pad’s” nas revendas de instrumentos encontradas em todo país, você pode pegar uma havaiana velha, retirar as tiras e pronto, você terá um Pad emborrachado que irá te dar o rebote que você precisa para treinar certos rudimentos

POSTURA - Você deverá gastar algum tempo para ajustar o banco e a caixa numa posição confortável para você, de forma que permita que seus braços e ombros fiquem completamente relaxados e sua coluna reta. Na hora de comprar seu banquinho, não economize dinheiro. Escolha um modelo que ofereça maiores opções de regulagem. Não use cadeiras! As cadeiras são geralmente muito baixas e não permitem uma posição confortável da coluna (evite lesões e esforços desnecessários!)

REBOTE - Vamos aprender o conceito de rebote (Rebound Strokes). Veja um exemplo: Se você jogar uma bola de "ping-pong" no chão ou numa mesa, ela vai completar uma série de "pulos", até que perca a força e para sustentar o movimento da bola, temos que bater nela novamente. Na bateria, a "pele" do instrumento se encarrega de fazer o rebote (retorno da baqueta). Quanto mais forte você golpear a pele, mais alto será o retorno da baqueta. Bora fazer uma experiência? Mantenha sua mão direita aberta e com os músculos relaxados. Agora faça um movimento para os lados como se estivesse dando "tchau". Faça o mesmo movimento, porém, com a mão fechada. Perceba como o movimento ficou "duro", tenso. Quanto mais tensão você aplicar, mais lentos serão os movimentos e consequentemente as batidas (notas). Permaneça relaxado e use os movimentos dos pulsos e dedos, não dos braços. Estudaremos esses movimentos mais adiante.

POSIÇÃO CORRETA DOS DEDOS PARA SEGURAR A BAQUETA

É importante uma posição correta dos dedos, pulsos, antebraços e braços ao segurar a baqueta; para conseguirmos controlar o rebote e aplicarmos os movimentos de upstroke, downstroke e tap, assim como o flam e todos os outros movimentos usados na execução da bateria.

Upstroke - O upstroke é responsável pela fluência natural dos braços e pulsos quando tocamos os acentos. Para tocar o upstroke, comece com a baqueta mais ou menos 2 centímetros acima da pele. Quando você toca uma nota suave, o pulso desce levemente. Continue o movimento do braço e traga a baqueta na altura do ombro, este é o upstroke completo.

Downstroke - Levante a baqueta na altura do ombro, mas mantenha o antebraço próximo ao corpo. Agora toque na caixa, apertando um pouco a baqueta na hora do impacto. A baqueta deve parar não mais que 2 centímetros acima da pele. Enquanto você pratica esse exercício, pense em dois movimentos separados: o downstroke e o movimento de levantar a baqueta.


1º passo - segure a baqueta com o polegar e o indicador. Cada modelo de baqueta possui peso e dimensões diferentes. Por isso você deve descobrir o "ponto de equilíbrio" da baqueta, tocando na caixa e procurando obter o maior número de rebotes possível.

2º passo - agora feche a mão, fazendo com que os três dedos restantes encostem na baqueta sem agarrá-la. Apertar demasiadamente a baqueta apenas provoca tensão, o que trará dificuldades ao tocar os rulos e notas fantasma.

3º passo - para a mão esquerda simplesmente repita os mesmos conceitos da mão direita.

Agora, coloque a ponta das duas baquetas no centro da pele. Deixe a palma das mãos para baixo. Assim, as baquetas formarão um ângulo de 90°. Lembre-se de deixar os pulsos, braços e ombros totalmente relaxados.

Procure tocar todas as notas no centro da pele, isso fará com que as duas mãos "tirem" o mesmo som do instrumento. Note que cada ponto da pele produz um som diferente - quanto mais próximo ao aro, mais fraco é o som.

Verifique a "pegada" em vários ângulos:


Irei Postar mais informações em Breve aguardem!! Obrigado


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